Quem sou eu

Minha foto
servidor público, advogado, radialista

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ANDRÉ QUER DIA DE LUTA CONTRA O ASSÉDIO MORAL


Na primeira sessão após o recesso de julho, o vereador André Luiz (PcdoB), apresentou projeto de lei que INSTITUI NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO O DIA 02 DE MAIO COMO O “DIA DE LUTA CONTRA O ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO" E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. André já possui um projeto de lei prevendo a regulamentação das questões de assédio moral, mas aguarda que o executivo encaminhe texto de sua iniciativa para evitar argüição de constitucionalidade.

Segundo o novo projeto a data será comemorada anualmente no dia 02 de maio e contará com atividades desenvolvidas e difundidas por entidades representativas no Município. O esclarecimento é uma arma para fortalecer as vítimas, especialmente para que façam as denúncias e evitem as situações de constrangimento e violência no ambiente de trabalho

Veja a justificativa apresentada para aprovação do projeto:

É de conhecimento geral que as relações do trabalho passam por constante reformulação. Um tema muito presente é o chamado “assédio moral”. Empresas e órgãos públicos buscam formas para sanar esse problema que muitas vezes é silencioso e passa quase desapercebido pela maioria das pessoas, mas que traz consequências terríveis para suas vítimas.

Em 1996 a organização Mundial do Trabalho, realizou pesquisa e constatou que pelo menos 12 milhões de europeus sofrem desse drama. De acordo com pesquisas, 42% dos brasileiros já sofreram alguma violência moral e sabemos que o problema, se não enfrentado, pode levar a debilidade da saúde e prejudicar o rendimento dos trabalhadores.

A ausência de uma regulamentação acaba facilitando a ação dos algozes e os malefícios às vítimas. Para que as relações de trabalho no município de Ribeirão Preto sejam melhoradas e amplamente debatidas é que propomos esse projeto.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA-LATINO AMERICANA E CARIBENHA

Pela primeira vez a Câmara Municipal de Ribeirão Preto sedia evento em homenagem à mulher negra latino americana e caribenha. A data 25 julho é dedicada ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA-LATINO AMERICANA E CARIBENHA e celebrada em vários países. Em Ribeirão Preto o evento foi organizado pela UNEGRO – União de Negro pela Igualdade com o apoio do vereador André Luiz (PcdoB) que preside a Comissão Permanente da Igualdade Racial.

Além de militantes do movimento negro da cidade, representantes de São Carlos, São Paulo, Santa Rosa de Viterbo, Araraquara e Batatais estiveram presentes. A prefeita municipal esteve representada pelo pelo Professor Antonio Carlos Petean,
coordenador de Cultura Afro Brasileira da secretaria municipal da Educação.

ANA ALMEIDA, coordenadora Municipal e Regional da UNEGRO presidiu os trabalhos que, além da manifestação das autoridades contou com apresentações musicais, poesia e palestras sobre saúde da mulher negra, ancestralidade e a mulher negra nos espaços de poder, ministradas por CRISTINA RESENDE, nutricionista, representando a Direção Estadual da UNEGRO e da UBM-União Brasileira de Mulheres; MARIA HELENA RAMOS DE OLIVEIRA, mestre em arte afro-latino americana e ALESSANDRA DE CASSIA LAURINDO, coordenadora executiva especial de promoção da igualdade racial e do Centro de referência afro de Araraquara.

O militante da UNEGRO, Rogério Aparecido Costa interpretou o poema afro-brasileira de Esmeralda Ribeiro

Ana Almeida ressaltou que esse encontro tem o condão de unir as mulheres negras com a finalidade de fortalecer a luta, conquistar direitos e a tão sonhada igualdade, além de reivindicar políticas públicas e dar maior visibilidade a essas mulheres que tanto contribuem para o desenvolvimento do nosso país

Para o vereador André a noite foi mais uma bela página na história do movimento negro, especialmente pela qualidade das palestrantes e pelo envolvimento do público. A idéia agora é incluir a data no calendário oficial de eventos da cidade.

PCdoB realiza Conferência e se prepara para 2012






Foi realizada neste domingo (1º/08) a Conferência Municipal do PCdoB de Ribeirão Preto. A presidente estadual do PCdoB, Nádia Campeão e o secretário do ministério do Esporte, Rodrigo Carvalho participaram do evento. Também fizeram parte do ato político na mesa de abertura, Fernando Desideri representante do PMDB, Pedro Sampaio, presidente do diretório municipal do PT e o vereador Coraucci Neto, que na oportunidade representou seu irmão, Coraucci Sobrinho, do PSB local.

Cerca de duzentos participantes entre delegados, convidados e simpatizantes debateram questões partidárias e temas de interesse da coletividade local.

Foram eleitos delegados para a Conferência Estadual do Partido e eleito o novo direito.

Na última etapa da Conferência, os 23 membros eleitos para o Diretório reuniram-se e elegeram o líder sindical Wagner Rodrigues para presidir o diretório no próximo biênio. Wagner é dirigente estadual e coordena a macro região política do partido, além de presidir do Sindicato dos Servidores Municipais e a FESP e ser secretário-geral da CTB estadual.

O vereador André continuará no diretório municipal e ao final manifestou-se confiante na gestão que será realizada por Wagner Rodrigues. André agradeceu a todos que colaboraram para o momento de crescimento que o partido vive, honrando as tradições e protagonismo exercido na luta por um país justo e democrático.

Para as próximas eleições o PCdoB lançará chapa própria de vereadores.