Quem sou eu

Minha foto
servidor público, advogado, radialista

terça-feira, 24 de junho de 2014

Lei de autoria do Vereador André Luiz disciplina a venda de canetas ou ponteiras a laser.

Parece um simples brinquedo, mas o estrago que pode causar é grande, inclusive para a saúde das pessoas. A caneta ou ponteira a laser é vendida quase sem restrição no país, custa cerca de R$ 25,00 a R$ 150,00 e é usada indevidamente, principalmente em atividades esportivas, apresentações artísticas e na aviação.
Segundo reportagem publicada na imprensa local, Ribeirão Preto é a terceira cidade no Estado em incidência de ocorrências de utilização de caneta a laser contra aeronaves. De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, embora as chances sejam pequenas, a brincadeira com o laser pode provocar até a queda de um avião.
Médicos oftalmologistas esclarecem que se for uma focalização direta, pode causar uma coagulação da mácula ocular (camada da retina), que é uma queimadura e, dependendo do grau, levar à cegueira.
A lei de autoria do vereador André não proíbe a comercialização, apenas disciplina a venda para maiores de 18 anos e trata da utilização para fins acadêmicos.
O vereador André acredita ser importante também campanhas de conscientização para esclarecimentos à população e principalmente as crianças dos perigos que as canetas ou ponteiras a laser podem ocasionar.