Quem sou eu

Minha foto
servidor público, advogado, radialista

quarta-feira, 25 de agosto de 2010


Algumas pessoas têm criticado a participação de artistas nas eleições 2010. Eu conheço dois artistas com engajamento político suficiente para representar o povo paulista na Assembléia Legislativa e no Senado Federal:
Leci Brandão da Silva é cantora, compositora e uma das mais importantes intérpretes de samba da MPB. Iniciou sua carreira no início da década de 1970 tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Mangueira. Ao longo de sua carreira, gravou 20 álbuns e três compactos. Sua atuação política é intensa, sendo membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.
Netinho de Paula começou a trabalhar, com sete anos, como vendedor de doces na estação de trem. Aos 15 anos, entrou para o conjunto Negritude Júnior. Em 2001, lançou-se em carreira solo e iniciou sua trajetória como apresentador de tevê. Além das atividades artísticas desde os tempos de Negritude Junior, Netinho sempre se engajou em projetos sociais, como a “Casa da Gente”, em Carapicuíba, fundada por ele. Atualmente, o programa atende mais de 400 crianças e adolescentes, oferecendo complemento escolar, aulas de musicalização, teatro, cursos profissionalizantes, atendimento e suporte a famílias, alimentação, entre outras ações educacionais e sociais. Em 2008, Netinho foi eleito vereador em São Paulo pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), com 84.406 votos - correspondendo a 1,41% dos votos válidos, o que lhe deu a posição de terceiro mais votado nas eleições.

Amauri Mascaro Nascimento


Essa semana lembrei os bons tempos da Faculdade de Direito da UNAERP. Conheci pessoalmente o professor Amauri Mascaro Nascimento. Em seu vasto currículo o professor Amauri possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1957) , especialização em Collective Bargaining pela Universith Of Wisconsin Madison (1984) , especialização em Teoria do Estado pela Universidade de São Paulo (1961) , doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1972). É professor titular da Universidade de São Paulo, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor titular da Faculdades Metropolitanas Unidas. Publicou vários obras, especialmente sobre Direito do Trabalho. Mas possui um título que eu não conhecida e que lhe dá muito orgulho. O de cidadão ribeirãopretano.

PCdoB EM AÇÃO




Esta semana tive a oportunidade de acompanhar o camarada Wagner Rodrigues – nosso futuro Deputado Estadual - e manter contato com Netinho de Paula, Orlando Silva, Protógenes Queiroz, Nádia Campeão, Renato Rabelo, Jamil Murad e vários camaradas de destaque do PCdoB, conforme ilustram as fotos. Foi um momento muito importante, nesta caminhada que percorremos no processo eleitoral.
Creio ser oportuno transcrever trecho do texto do Secretário de Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, em relação ao nosso partido.

“O PCdoB é, por óbvio, um partido político dinâmico, influente, imerso na luta política real, praticante de uma política de alianças ampla, profundamente mergulhado nas lutas do povo. Um partido que se renova autocriticamente no fragor das batalhas políticas, aberto ao novo, arejado, composto por milhares e milhares de integrantes provenientes da classe trabalhadora e de outras camadas da população, militantes jovens, intelectuais, artistas, cientistas, desportistas etc. Dialoga com todas as forças políticas, recebe o influxo renovador do pensamento democrático, nacional, desenvolvimentista.

O PCdoB está definitivamente rompido com o dogmatismo, atualiza-se, absorve as aquisições do pensamento científico em todos os domínios, dialoga com outras correntes e interpretações da luta pelo socialismo. Sem se afastar do marxismo-leninismo, do socialismo científico.

No plano organizativo e da atividade institucional, eleitoral, parlamentar e governamental exercita audaciosamente novos métodos de incorporação de filiados, homens e mulheres destacados em todos os setores da sociedade. Respeitando os indivíduos, o partido não rende culto ao individualismo.

O líder histórico do PCdoB , o saudoso camarada João Amazonas, dizia, quando começou o impulso de renovação, no congresso de 1997: “O PCdoB é um partido de princípios com feições modernas”.

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SAÚDE




O vereador André Luiz da Silva (PcdoB) participou da audiência pública de prestação de contas do 2º semestre da Secretaria Municipal da Saúde, realizada na tarde desta segunda-feira (23/08). O secretário municipal da Saúde, Stênio José Correia de Miranda, apresentou o balanço de atividades e gastos, no Salão Nobre da Câmara Municipal. O pronto atendimento, segundo ele, ainda é o principal problema no município. Um dos itens preocupantes foi que das 449.538 consultas realizadas no período, 45,3% são referentes a essa modalidade nas unidades de saúde. A atenção básica, que poderia ser maior para configurar o tratamento preventivo, representa apenas 36,22% e, o atendimento especializado, 17,87%. O vereador André – que também é servidor da saúde – fez vários questionamentos e ao final disse que os novos investimentos previstos na área de saúde, como a reforma das unidades distritais, a municipalização do Hospital Santa Lydia e a contratação de mais profissionais, devem resultar numa nova dinâmica de trabalho e, com isso, inverter gradativamente a atual situação.