Quem sou eu

Minha foto
servidor público, advogado, radialista

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Vereador André organiza Seminário sobre O Assédio Moral nas Relações de Trabalho

O assédio moral vem ganhando cada vez mais notoriedade e importância nas relações de trabalho. Isto ocorre em função de condutas abusivas, de natureza psicológica, por parte de alguns gestores ou colaboradores, que atentam contra a dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras de forma contínua, expondo-os as situações humilhantes e constrangedoras que, por consequência, deterioram o ambiente de trabalho.
Para combater essa prática a informação é fundamental. Em Ribeirão Preto, a Lei nº 12.766/2012 criou o “Dia de Luta contra o Assédio Moral nas Relações de Trabalho” a ser comemorado, anualmente.
Por iniciativa do vereador André Luiz, foi realizado no dia 19 de maio, na Câmara Municipal, o Seminário “O Assédio M

oral nas Relações de Trabalho”.
O seminário reuniu em torno de 120 pessoas, entre trabalhadores, profissionais do direito, sindicalistas, estudantes, gestores e a sociedade civil em geral.
Na ocasião, debateram o tema os palestrantes, Prof. Dr. Sérgio Kodato (Docente na Faculdade de na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras USP Ribeirão Preto), Dr. Tárcio José Vidotti (Juiz na 4ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto) e o Prof. Dr. Jair Aparecido Cardoso (Docente na Faculdade de Direito USP Ribeirão Preto) .
O vereador André vem lutando para a implantação de uma legislação específica sobre o assédio moral em nosso município, pois a humilhação, que é a maior e preponderante característica do assédio moral, na vida do trabalhador, precisa ser combatida sob todos os ângulos.
É muito importante que o ofendido procure os seus direitos, não pela questão da reparação em espécie, mas pela simples razão de recompor a sua autoestima e saúde psíquica.