Quem sou eu

Minha foto
servidor público, advogado, radialista

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA-LATINO AMERICANA E CARIBENHA

Pela primeira vez a Câmara Municipal de Ribeirão Preto sedia evento em homenagem à mulher negra latino americana e caribenha. A data 25 julho é dedicada ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA-LATINO AMERICANA E CARIBENHA e celebrada em vários países. Em Ribeirão Preto o evento foi organizado pela UNEGRO – União de Negro pela Igualdade com o apoio do vereador André Luiz (PcdoB) que preside a Comissão Permanente da Igualdade Racial.

Além de militantes do movimento negro da cidade, representantes de São Carlos, São Paulo, Santa Rosa de Viterbo, Araraquara e Batatais estiveram presentes. A prefeita municipal esteve representada pelo pelo Professor Antonio Carlos Petean,
coordenador de Cultura Afro Brasileira da secretaria municipal da Educação.

ANA ALMEIDA, coordenadora Municipal e Regional da UNEGRO presidiu os trabalhos que, além da manifestação das autoridades contou com apresentações musicais, poesia e palestras sobre saúde da mulher negra, ancestralidade e a mulher negra nos espaços de poder, ministradas por CRISTINA RESENDE, nutricionista, representando a Direção Estadual da UNEGRO e da UBM-União Brasileira de Mulheres; MARIA HELENA RAMOS DE OLIVEIRA, mestre em arte afro-latino americana e ALESSANDRA DE CASSIA LAURINDO, coordenadora executiva especial de promoção da igualdade racial e do Centro de referência afro de Araraquara.

O militante da UNEGRO, Rogério Aparecido Costa interpretou o poema afro-brasileira de Esmeralda Ribeiro

Ana Almeida ressaltou que esse encontro tem o condão de unir as mulheres negras com a finalidade de fortalecer a luta, conquistar direitos e a tão sonhada igualdade, além de reivindicar políticas públicas e dar maior visibilidade a essas mulheres que tanto contribuem para o desenvolvimento do nosso país

Para o vereador André a noite foi mais uma bela página na história do movimento negro, especialmente pela qualidade das palestrantes e pelo envolvimento do público. A idéia agora é incluir a data no calendário oficial de eventos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário