Quem sou eu

Minha foto
servidor público, advogado, radialista

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Homenagem aos ex-combatentes






Foi realizada nesta quarta-feira (15/09), às 9h, na Praça dos Expedicionários, localizada na rotatória da Avenida 13 de maio, homenagem aos ex-combatentes da FEB (Força Expedicionária Brasileira).
A data serve de comemoração aos 66 anos do primeiro disparo efetuado pelos artilheiros da FEB, através de um canhão de 105 mm, nas encostas do Monte Bastione, na Itália. Foi o chamado batismo de fogo dos brasileiros recém chegados à II Guerra Mundial.
Compareceram autoridades do Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar, Guarda Civil, ACI, Câmara Municipal, Secretarias Municipais, alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira, além do curador da praça.
Durante o hasteamento das bandeiras dos tropas aliadas, coube ao vereador André hastear a bandeira da antiga União Soviética.
O destaque da cerimônia foi o segundo tenente reformado Geraldo Tavares um dos poucos remanescentes dos cidadãos locais que integraram as FEB.
A maior emoção foi quando foi executado o toque de silêncio e realizada salva de tiros de festim em homenagem aos heróis mortos em combate.
A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi formada 25.267 homens e 67 mulheres (enfermeiras), dos quais 15.069 integravam a tropa de combate. A participação brasileira durou 239 dias de lutas ao lado dos Aliados nos campos da Itália, 465 haviam ficado enterrados em Pistóia e posteriormente, na década de 1970 suas cinzas foram transferidas para um memorial no Rio de Janeiro. Cerca de 1.500 voltavam mutilados e feridos.
O evento foi realizado pela Secretaria Municipal do Turismo de Ribeirão Preto, com o apoio do Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau .
As fotos são da estudante Ana Lívia da Escola Anísio Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário