Quem sou eu

Minha foto
servidor público, advogado, radialista

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Reunião do Grupo de Trabalho do Conselho Sindical


O vereador André (PcdoB) participou de reunião com sindicalistas de Ribeirão Preto e Região, integrantes do Grupo de Trabalho do Conselho Sindical que reune as seis maiores Centrais Sindicais do Pais: CGTB, CTB, CUT, FORÇA SINDICAL ,NOVA CENTRAL e UGT. Na oportunidade foram discutidos vários temas de interesse da classe trabalhadora, inclusive a celebração unificada do Primeiro de Maio.
Na foto André fazendo explanação junto aos sindicalistas

DAR ESMOLA NÃO AJUDA


O vereador André participou na manhã desta quinta-feira do lançamento da Campanha DAR ESMOLA NÃO AJUDA.
O governo local reapresenta a campanha contra a doação de esmola, alegando que a mesma não ajuda. É uma iniciativa que deve ser apoiada pela comunidade. O cidadão comum deve evitar a esmola, explicar o motivo da negativa e acionar o número telefônico 161 para que profissionais especializados façam o devido atendimento aos realmente necessitados. Cabe então, à administração pública estruturar-se para fazer o devido acolhimento. Diferente do que fazem alguns municípios que lotam peruas ou ônibus e descarregam as pessoas em outras localidades, é fundamental um sistema onde os moradores de rua recebam cuidados de higiene pessoal, localização das famílias, qualificação profissional e encaminhamento ao mercado formal de trabalho, além de um local para a permanência com conforto. É necessário providenciar moradia, documentos, resgatar a autoestima e a vontade de viver com plenitude. Compete, ainda, aos poderes públicos garantir ensino público de qualidade, saúde digna e meios para a autopromoção.
As pessoas acostumadas em doar esmolas em dinheiro ou em alimentos, roupas e outras formas, podem continuar exercendo sua caridade, só que de modo organizado, através de entidades assistenciais sérias ou mesmo unindo-se ao voluntariado municipal. Não é algo fácil, trata-se de uma mudança de cultura, de paradigma. Mas que precisa ser feita com urgência e com vigor.

Na foto o vereador André e o representante da OAB Dr. Roberto Augusto Lattaro (Coordenador da Comissão do Jovem Advogado)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

André discursa em Guatapará


O vereador André Luiz (PcdoB) de Ribeirão Preto acompanhou a sessão ordinária da Câmara Municipal de Guapará-SP, quando ocorreu a votação do projeto que estabelece o dia 1º de maio como data base para reajuste salarial do funcionalismo municipal daquele município.
Na ocasião, convidado pelo presidente Paulo Henrique Siena, André falou sobra a importância da união da classe trabalhadora e do legislativo municipal. Sobre a necessitade de implantar polítcas públicas em favor dos trabalhadores e da busca da qualidade total nos serviços públicos.
A votação do projeto foi unanine.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Vereador André quer informações sobre "Kit Escolar"


O vereador André (PcdoB) requereu esclarecimentos da Secretaria Municipal de Educação sobre o “kit escolar” que, ainda não foi distribuído aos alunos da rede municipal de ensino. Em seu requerimento o vereador destaca que os uniformes são importantes, tanto para a identificação como para a segurança dos alunos. Os defensores do uso de uniforme escolar entendem que seu uso desenvolve nos alunos o sentimento de pertencimento a um grupo, o que é importante para o desenvolvimento psicossocial. Evita também que as salas de aula se transformem em desfile de modas, separando os alunos por grupos econômicos.
O vereador solicitou as seguintes informações:
1- O uniforme e o “kit escolar” realmente não foram entregues aos alunos da rede?
2- Quais os motivos que ocasionaram o atraso?
3- Qual a data de início da entrega? Existe um cronograma das escolas onde esses materiais são entregues?
4- Quais medidas serão adotadas para não ocorram atrasos na programação do ano letivo de 2011/2.012?

ANDRÉ EXIGE SEGURANÇA NA VILA TIBÉRIO


Durante o pinga-fogo desta quinta-feira, o vereador André Luiz (PcdoB) falou sobre os seus requerimentos cobrando maior patrulhamento das ruas de Vila Tibério e Adjacências. Empunhando um cartaz com os dizeres: SOCORRO, POLÍCIA!, o vereador retratou a maior preocupação dos moradores daquela região.
Segundo André “Nos últimos tempos, a prática de furtos e roubos vem aumentando consideravelmente o que está assustando moradores. Alguns já perderam a esperança e sequer registram as ocorrências.
Os terrenos baldios e imóveis abandonados estão se transformando em esconderijos para marginais e desocupados que utilizam entorpecentes, praticam pequenos furtos, intimidam os transeuntes.”
O vereador exigiu providencias da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Secretaria da Assistência Social.

11ª Feira Nacional do Livro



O vereador André Luiz (PcdoB) acompanhou a solenidade de lançamento da 11ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto que terá início em 26 de Maio de 2011 e término em 5 de Junho.
Este ano o evento contará com uma programação cultural com mais de 600 atrações e eventos em todas as áreas artísticas e para todas as idades. Segundo os organizadores serão mais de 25 shows com artistas de renome nacional e a abertura de cada evento será feita por artistas locais;
— Salão de Ideias com grandes nomes da literatura nacional e convidados estrangeiros vão conversar, debater com o público e participar de sessões de autógrafos;
— Exposições de artes visuais e outras atividades culturais ligadas aos homenageados da Feira que são a Grécia, o Estado de Santa Catarina, o escritor José Saramago, o patrono Maurílio Biagi Filho, a autora infanto-junvenil Luciana Savaget e o autor da terra homenageado Saulo Gomes;
Na foto: André Luiz com Maris Ester (Casa do Poeta) e Wilma Malta

ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE RIBEIRÃO PRETO


Nesta quinta-feira, o vereador André Luiz (PcdoB) participou da solenidade de posse dos novos Conselheiros eleitos para o triênio 2011/2013 da AARP-ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE RIBEIRÃO PRETO, Dr. Alexandre Antônio Duarte, Dr. Alexandre Paschoalin Maurin, Dr. Anoel Luiz Junior, Dra. Marcela Gallo de Oliveira, Dr. Sérgio de Oliveira Dias.
Participaram do ato o Dr. João Gandini, diretor do Fórum, o Presidente da 12ª. Secção da OAB, Dr. Ricardo Giuntini, o representante estadual da OAB Dr. Cid Veludo, entre outras autoridades.
Na foto o vereador e advogado André Luiz acompanhado do Dr. Juarez e do presidente da AARP Paulo Cavalcante.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sr. Santo é o entrevistado de André Luiz no Programa Página Aberta


Uma das lendas vivas do carnaval de Ribeirão Preto, João Bento da Silva, ou como todos conhecem, Sr Santo é o entrevistado de André Luiz no Programa Página Aberta desta semana.
Sr. Santo desfila pelos Bambas desde 1957 e conta um pouco de sua história, fatos curiosos do carnaval e de quebra dá uma canja e canta trechos de sambas inesquecíveis.
Confira tudo isso e muito mais no Programa Página Aberta que vai ao ar na sexta-feira às 23h.
Horários alternativos: sábado 15h, domingo 11h30m e segunda 1h30m pela TVRP canal 9 da NET.
Foto: André e Santo no barracão dos Bambas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

André quer Tarifa Social no Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto


Aproveitando a experiência de outros municípios e até capitais. O vereador André Luiz (PcdoB) reapresentou sua indicação ao executivo municipal para a criação da chamada Tarifa Social no Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão. O Objetivo é garantir acesso ao transporte coletivo público e de qualidade durante os finais de semana e feriados quando as passagens custariam apenas R$ 1,00.
Segundo André isto possibilitará que as famílias saiam de casa e utilizem os espaços de lazer como cinemas, parques e estádios.
O vereador disse que o trabalhador utiliza seus recursos no vale transporte durante a semana e nos finas de semana e feriados acaba isolado em casa. Com esse incentivo poderia utilizar as opções de lazer e cultura da cidade. As empresas também ganhariam , pois um número consideravelmente maior de passageiros utilizará o sistema.

André quer Creche para filhos de servidores


O vereador André indicou para a prefeita municipal a a criação de vagas em Centro de Educação Infantil para filhos de servidores municipais e a criação do auxílio-CEI.

O veredor afima que a falta de vagas no sistema educacional, de modo especial em creches, é uma realidade por todos observada, e enfrentada também pelas servidoras públicas de Ribeirão Preto.
A CLT em seu artigo 389, § 1º, diz que toda empresa em que trabalharem pelo menos 30 mulheres, é obrigada a fornecer local apropriado onde seja permitido às empregadas guardar sob vigilância e assistência os seus filhos. Sendo que na falta deste deverá fornecer um auxílio-creche ou reembolso creche para custear tais despesas.
Nossa propositura visa promover o direito assegurado nas empresas privadas e ainda não implementado no serviço público, atendendo assim as inúmeras solicitações do funcionalismo municipal que clamam pela efetivação desse direito. Destaca-se que o Ministério Público e o Hospital das Clínicas já adotaram tal benefício.
Desta forma indicou a Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal, Dárcy Vera, a edição de lei instituindo a garantia de vagas em Centro de Educação Infantil para filhos de servidores municipais e criando o auxílio-CEI.

Câmara derruba o veto e aprova projeto de André em favor de deficientes


Câmara derruba o veto e aprova projeto de André em favor de deficientes
Na sessão desta quinta-feira (10/02) a Câmara Municipal derrubou o veto do executivo ao projeto de lei do vereador André Luiz (PcdoB) que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos que comercializam roupas, vestuários ou similares no âmbito do município de Ribeirão Preto de instalarem provador adaptado e acessível para atendimento das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências. André destacou que cabe ao executivo acatar o veto ou recorrer ao judiciário e questionar sua constitucionalidade. O vereador lembrou que em caso semelhante o Tribunal já se manifestou pela competência da Câmara Municipal em legislar sobre o tema, nos termos do artigo 23 da Constituição Federal.
A prefeita pode sancionar a lei e depois regulamentá-la propiciando prazo para que os comerciantes possam se adequar, garantindo assim a tão sonhada acessibilidade aos deficientes físicos.

Veja o teor do projeto.
Art. 1° - Os estabelecimentos que comercializam roupas, vestuários ou similares no âmbito do Município de Ribeirão Preto ficam obrigados a instalarem no mínimo um provador adaptado e acessível às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Parágrafo Único – Fica incluída na exigência do caput deste artigo, as feiras itinerantes.
Art. 2° - Nos estabelecimentos que comercializam roupas, vestuários ou similares devem ser afixados, em locais visíveis, placas ou cartaz com os seguintes dizeres:
Conforme Lei Municipal n°....
“Este estabelecimento disponibiliza de provador adaptado e acessível às pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida”
Art. 3° - O Poder Executivo regulamentará a presente lei.
Art. 4° - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Câmara aprova utilidade pública para a AMOVITA


Em sessão ordinária no dia 10 de fevereiro de 2011 a CÂmara Municipal aprovou a utilidade pública da AMOVITA. Durante a votação vários vereadores se manifestaram destacando a grandeza e importância da região de Vila Tibério e o exemplar trabalho desenvolvido pela atual diretoria da Associação e renderam homenagens aos dirigentes anteriores. Agora o projeto segue para o executivo.
A ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA VILA TIBÉRIO E ADJACÊNCIAS - AMOVITA, foi fundada em 26 de abril de 1990 e tem como missão a defesa de melhores condições de vida para a Comunidade que representa, dirigindo-se com prioridade aos grupos familiares e pessoas ali residentes ou estabelecidas.
Durante esse período de existência desenvolveu inúmeras atividades no bairro como: encontros, palestras educativas, missas, confraternizações, cursos de aperfeiçoamento, shows nas praças, dentre outras.
O autor do projeto, vereador André Luiz (PcdoB) falou sobre as várias atividades desenvolvidas pela Associação e a importância da mesma para a cidade. Na foto André ao lado de diretores da AMOVITA.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Programa Página Aberta fala sobre AIDS


As dúvidas que você sempre possuia e ninguém informava. Como abortar um tema polêmico sem pudores e com a informação correta.
André Luiz entrevista Fátima Neves, coordenadora do Programa DST/AIDS e Hepatite da Secretaria Municipal da Saúde, o Programa Página aberta que vai ao ar pela TVRP na sexta-feira às 23h e com reprises aos sábados 15h, domingos 11h30m e segundas 1h30m. Assinantes da NET assistem pelo canal 9
Vale a pena conferir

DAERP e o erro na cobrança das contas de água


Durante um dos vários atendimentos que realiza diariamente, o vereador André se deparou com a reclamação de um munícipe que aponta para um erro no sistema de cobrança da conta de água mensal e ocorre quando o DAERP procede a leitura dos hidrômetros e não observa a correta periodicidade.
Dessa forma algumas leituras são feitas com mais de 30 dias, por consequência, o consumo apurado é aumentado e o consumidor enquadrado em outras alíquotas como se tivesse gasto mais, o que efetivamente não ocorreu.
O vereador aprovou requerimento exigindo do governo municipal a alteração da legislação atual ou da prática administrativa do DAERP, pois o Decreto 250/2010 que homologou a resolução nº 10/2010 do órgão, acaba sendo aplicado de modo equivocado.

Licença prêmio a velha história


Ano novo, vida nova, problemas velhos, é que a licença prêmio que foi objetivo de um grande acordo no acordo coletivo de 2010 continua dando o que falar.
É que o governo não apresentou o rol de servidores que serão beneficiados em 2011, tão pouco efetivou o primeiro pagamento previsto para janeiro.
O vereador André já manteve contatos com a administração exigindo um posicionamento oficial.
Na última sessão ordinária da Câmara (03/02) manifestou-se no sentido de que a administração apresente o rol com urgência e já efetue o pagamento do primeiro lote no mês em curso.

Vereador cobra cumprimento de acordo coletivo


Na sessão da Câmara Municipal do dia 03 de fevereiro de 2011 o vereador André exigiu do governo o cumprimento do acordo coletivo celebrado com o Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto em 14 de abril de 2008 especificamente quanto a não contagem dos dias de afastamentos decorrentes de licenças em razão de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O assunto foi amplamente debatido na época e o executivo reconheceu o direito do trabalhador, porém não viabilizou a aplicação do mesmo.
André cobrou celeridade do executivo para editar norma regulamentadora da matéria.

André critica multas em veículos oficiais


O vereador André Luiz(PcdoB) teceu críticas ao sistema de multas da Transerp que penaliza inclusive servidores municipais conduzindo viaturas oficiais em serviço. O vereador disse que foi procurado por um grupo de motoristas, especialmente da Secretaria da Saúde que denunciam supostos abusos da empresa de trânsito. Motoristas relatam que estão sendo multado ao estacionar os veículos na chamada Área Azul. Como exemplo citam a Unidade de Saúde na rua Amador Bueno onde não existe local para estacionar, restando ao condutor do veículo oficial a única opção de parar na Área Azul para descarregar ou carregar medicamentos, vacinas, material de coleta, exames e resultados entre outros. Nem mesmo as ambulâncias em procedimento de resgate estão sendo poupadas.foto internet

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Missa dos Focolares


Neste domingo participamos da missa na Paróquia Santo Estevão Diácono. A celebração contou com a equipe do Movimento dos Focolares. Nossos agradecimentos ao padre Edgar pela acolhida.
O movimento dos Focolares teve o seu início em 1943, na altura da Segunda Guerra Mundial. Na cidade de Trento (Norte de Itália), Chiara Lubich e as suas primeiras companheiras descobriram que Deus é Amor, em todas as circunstâncias. Esta descoberta deu um novo rumo às suas vidas! Num cenário de destruição e de morte, decidiram escolher Deus como único Ideal. O Evangelho apresentou-se-lhes sob uma luz nova, com toda a sua força renovadora e sempre atual.Compreenderam que, para responder concretamente ao Amor de Deus, era preciso amá-Lo nos irmãos. Começaram a amar a todos, começando pelos mais pobres.
Em poucos meses eram já 500 pessoas, em Trento. Depois, nos anos seguintes, chegou a outros países. Actualmente é um vasto Movimento, e está difundido em 182 países, dos cinco continentes, englobando mais de quatro milhões e meio de pessoas.
Uma das atividades do movimento é a experiência da Palavra de Vida. Na comunidade Santo Estevão as reuniões são no quarto sábado do mês às 16h.
Na foto Chiara Lubich

Programa André Luiz debate o trânsito


O programa André Luiz deste sábado debateu o trânsito em nossa cidade. O entrevistado foi Carlos Campos Castro Júnior que falou sobre os novos procedimentos para os candidatos que desejam habilitar-se como motoristas.
Castro Júnior esclareu dúvidas dos ouvintes que tiveram uma participação expressiva e apresentou importantes aspectos sobre educação no trânsito.
Segundo o apresentador André Luiz, provalmente, o quadro sobre trânsito será mensal no programa já que existem muitas dúvidas e sugestões da população.