Cidadania
Padrão FIFA
A Copa do Mundo
virou pretexto para quase todo tipo de protesto ou insatisfação
popular. Ficou comum observar faixas e cartazes pedindo que a
educação, a saúde e a segurança sejam “Padrão FIFA”. Os
investimentos para modernização dos estádios, agora chamados de
arenas, são questionados e muitos entendem que deveriam ser
revertidos em outros itens de maior utilidade social. Enquanto isso,
os escrachadores de plantão já fazem anedotas sobre mulheres
clamando por um Marido Padrão FIFA: aquele romântico, atencioso,
que ajuda nos afazeres domésticos, não suja o banheiro, não ronca
e não tem mau hálito. Os homens respondem com piadas sobre a
dificuldade em encontrar mulheres e sogras com o mesmo padrão.
Superando as brincadeiras, observamos que grande parte do povo
brasileiro não visualizou o legado de um evento desta magnitude,
especialmente para a construção civil, acessibilidade, urbanismo,
turismo, exposição de imagem das cidades, arranjos e incrementos
econômicos durante e após a Copa, que movimentarão bilhões de
reais. Muitos que empunham cartazes ou compartilham frases de efeito
pela internet, ignoram que a FIFA realmente possui um Programa de
Qualidade, só que objetivando oferecer um padrão industrial
reconhecido internacionalmente e confiável, em áreas importantes
para os jogadores de futebol, especialmente equipamentos,
superfícies, tecnologia e serviços. Uma das metas é o
aprimoramento das condições do jogo, com proteção aos jogadores,
clubes e associações. Também, utilizam a tecnologia para aprimorar
segurança, desempenho, durabilidade e conforto tanto dos produtos
esportivos, quanto das arenas. Ética e responsabilidade social são
requisitos básicos para os produtos que desejam receber o selo de
Qualidade FIFA. No mundo corporativo, as empresas de sucesso
empenham-se em envolver todos os seus colaboradores para
que conheçam e pratiquem sua missão, visão e valores. A
missão é o detalhamento da razão de ser, ou seja, é o porquê da
empresa. É na missão que se destaca o que produzir, a previsão de
conquistas futuras e como alcançar o reconhecimento do cliente. A
visão é o norteamento da organização, é o acumulado de
convicções que direcionam sua trajetória. Os valores formam as
convicções que fundamentam as escolhas do modo de conduta dos
indivíduos ou organizações. Uma grande montadora que
desejava garantir valor e sustentabilidade ao negócio definiu a
missão de desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços
que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir. Como
visão definiu estar entre as principais marcas do mercado e se
tornar referência de excelência em produtos e serviços. Para
tanto, elencou entre seus valores a satisfação do cliente,
valorização e respeito às pessoas, atuação como parte do grupo,
respeito ao meio ambiente e responsabilidade social. Utilizando esta
técnica no atual cenário nacional, podemos perceber que ao
transformar um megaevento, que poderia ser a solução, em mais um
problema, muitas pessoas conscientes ou não, trabalham para a
desestruturação de um país que possui várias condições de se
firmar como grande nação e um dos maiores protagonistas no cenário
internacional. Os interesses e razões são vários e talvez estejam
faltando brasileiros conscientes da missão, visão e valores do
país. Ouso dizer, que neste maravilhoso exercício democrático,
está faltando mesmo é Cidadania Padrão FIFA.