Os grandes quadros do PCdoB como o presidente nacional Renato Rabelo, a presidente estadual Nádia Campeão, o ministro Orlando Silva, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças dos movimentos: sindical, mulheres, negros e juventude, entre outros, participaram ativamente dos debates.
Entre os temas abordados a política de quadros e as perspectivas para o biênio 2011/2012.
Surgem desses desafios duas questões nodais, que devem ser resolvidas:
Em seu discurso inicial o presidente Renato falou sobre os desafios nacionais como o fortalecimento da coalizão de governo e o redirecionamento da política macroeconômica, por uma orientação econômica desenvolvimentista e de progresso nacional e social.
No domingo foi aprovada a Carta Compromisso, uma resolução dos participantes de levar a todo o Partido o lema de ousadia se apresentando como alternativa política real na disputa municipal de 2012.
Com quase 90 anos de existência o PCdoB se caracteriza por estar sempre ao lado do povo nas maiores lutas sócias. Uma das metas do partido é chegar a 500 mil integrantes até 2013.
Ribeirão Preto esteve representada pelo vereador e presidente do Comitê Municipal André Luiz da Silva e a magro região pelo coordenador da Wagner Rodrigues.